quarta-feira, julho 18, 2007

AI CREDO


Caros maçanenses e acredemistas.

Quando, há bem pouco tempo, por exemplo, aqui, ou aqui ou ainda ali, alertámos para o perigo que constituía deixar a Acredem, associação de todos nós, cair na rua, no vazio ou mesmo no esquecimento, ninguém ouviu o apelo. Sensíveis ao chamamento foram apenas os de sempre, aqueles que sentem a Acredem e, com sacrifício pessoal, continuam a dar o seu tempo para elevar o nome da nossa terra.

Mas quando as forças vivas na nossa terra deixam cair no esquecimento esta nossa associação, que deveria ser o clube de todos nós, e começam a pactuar com o "deixa andar", e "os outros que façam", corre-se sempre o risco de deixar a Acredem entregue aos apetites e caprichos de algumas pessoas que, não querendo ter os trabalhos, querem sempre ter os louros.


A Acredem é símbolo vivo de Maçãs, mas quem lhe incute vida são os maçanenses, aqueles que procuram sempre levar mais longe, mais alto e mais rápido o nome de Maçãs. A Acredem não é apenas uma camisola, é uma marca - a marca que distingue quem nasceu em Maçãs ou quem, não tendo nascido em Maçãs, aprendeu a gostar dela. Mas se deixarmos a Acredem entregue nas mãos dos outros, sem fazermos o nosso dever como sócios e simpatizantes, se deixarmos para amanhã o que devemos fazer hoje, se não nos estivermos a ralar para isso, se deixarmos a Acredem ao abandono - morrerá a nossa marca registada, um dos nossos símbolos. Aí sim, a Acredem deixará de ser uma camisola que os nossos miúdos vestem orgulhosamente e que aplaudimos de pé em qualquer lugar, para ser apenas mais uma t-shirt com um logo de publicidade em cima. Dessa camisola, eu não quero nada...

A Acredem leva no peito o símbolo de Maçãs: as Maçãs de Dona Maria, as maçãs que simbolizam os maçanenses, o seu querer e o seu orgulho. Pela boca morre o peixe, coitado, e pelo espeto morre o leitão. À porta do forno leva uma maçã, como adorno.

AS NOSSAS PÉROLAS NÃO ALIMENTAM PORCOS, A CAMISOLA E O NOME DA ACREDEM NÃO ESTÃO À VENDA!