quarta-feira, dezembro 21, 2005

COMUNICADO

A associação de condominios com chaminé, a cooperativa do bolo rei imperial, a fundação bagaço espirito santo, a confraria do pinhão queimado e o movimento "abaixo os barbas de cebéla" apresentam o seguinte comunicado, uma vez que, lhes recusaram o tempo de antena porque já estavam preenchidas as vagas para associações de ridiculum vitae.

Comunicado
Estimados maçanenses em geral e portugueses em especial.
Queremos repudiar todas as fábulas criadas a proposito do Natal que desvirtuam tradições milenares, necessariamente inventadas, e potenciam a hipocrisia perante os desfavorecidos da sociedade que parece que o deixam de o ser quando termina esta epoca de caça à prenda.
Uma das mentiras mais difundidas na sociedade é essa historia do abominavel homem das prendas que alegadamente todos visita via chaminé mas que curiosamente nunca oferece garrafas da bebida que o patrocina desde sempre.
Tambem nos parece ridicula a tentativa de feminização do bolo rei com a criação do afamado bolo rainha no qual nada se adivinha porque nem fava nem brinde e nem fruta cristalizada e assim já ninguem se consegue engasgar livremente e beber um bagaço para empurrar tudo para baixo e agradecer ao espirito santo e companhia a graça de sobreviver a mais um Natal.
O tipico pinheiro de Natal, natural ou artificial, deve ser substituido por um tronco queimado enfeitado à vontade do freguês porque isso é que representa a nossa tradição incendiaria e assim no próximo Verão já não faltaria matéria prima para iluminar as nossas florestas. Com base nesta tradição o pinhão queimado devera substituir as passas de uva em todos momentos natalicios, em especial na noite de passagem de ano, porque nessa altura ja todos nós bebemos arrobas uvas.
Natal é a altura comercialmente obrigatoria de oferecer prendas apesar de algumas pessoas nem ao gato oferecerem nada mais do que as espinhas do bacalhau da praxe e muitos (os barbas de cebela) nem no dia de Reis têm a gentileza de oferecer um copo cheio de vinhaça a quem os saúda com uma musica de elevado teor alcoolico. A todos esses forretas e sovinas exigimos que seja aplicada como pena a obrigatoriedade de contribuição para todas as obras de caridade que duram além do Natal porque quem precisa de ajuda merece tê-la todo o ano.
Fim de comunicado, inicio de boas festas.