terça-feira, dezembro 20, 2005

Limpem as chaminés, ó saxfavor


Caríssimos e alternadíssimos Maçanenses:
alguma vez tinha de ser, não podia mais adiar discutir este assunto que está na ordem do dia, e com que as televisões e rádios nos bombardeiam a cada minuto. A cada lugar que vamos, só se fala nisso, todas as conversas abordam o assunto e não há volta da dar-lhe. Também aqui no MSM temos de nos pronunciar sobre isso. Toda a gente fala de um velho barrigudo que está para chegar.
Não, não estou a falar da campanha do Mário Soares.
Estou a falar daquele velho que supostamente vive na Lapónia e que apesar de ter uma barriga colossal cabe na chaminé (mesmo dos apartamentos que não têm chaminé), e mesmo nas chaminés mais enfarruscadas nunca suja a sua barba branca. Esse mesmo : o Pai Natal.
Ora como os meus amigos devem saber, o Pai Natal, para além de não existir (peço desculpa aos nossos leitores com menos de dez anos, mas alguma vez tinham de saber a verdade), foi inventado. É verdade, o Pai Natal é uma invenção da Coca-Cola. Aliás, só veste de vermelho porque é a cor da coca-cola. Na verdade, o velhote - que é fruto de uma velha tradição nórdica, o Santa Claus - vestia-se de azul.
Por isso, sempre que comprarem prendas para oferecer a alguém, ou que pedirem algo ao Pai Natal, lembrem-se que estão a cair no marketing de uma das maiores empresas do mundo, que assim consegue associar a sua marca ao acontecimento religioso mais importante do ano.
Mas enfim, também ninguém sabe garantir ao certo que Jesus Cristo nasceu de 24 para 25 de Dezembro, e esta data apenas foi adoptada porque era o momento em que os povos pagãos celebravam a chegada do inverno.
Por isso, quando estiverem a comemorar a consoada, lembrem-se que estão a cair no marketing da maior Igreja do Mundo, que assim conseguiu fidelizar os povos bárbaros.
Mas, preciosismos à parte, e mesmo face à mega industrialização do evento, à sua hiper-comercialização, se as pessoas virem no Natal uma desculpa para serem mais próximas ao seu próximo, tanto melhor.
Mas se o Natal é quando o homem quiser, porque é que é só uma vez por ano? E porque é que só em Dezembro nos lembramos de quem gela de frio por não ter casa? É porque no verão se dorme bem ao relento?
Pensem bem nisso quando estiverem a encher o bandulho com velozes.
BOAS FESTAS A TODOS, especialmente aos maçanenses de boa vontade.