segunda-feira, abril 11, 2011

Jardim patológico


Já se sabia que a Chicharolândia era rica em flora, fauna, leguminosas e nabiças de alto conteúdo vitamínico. Agora parece que também é notícia naqueles programas eco-amiguinhos que estão sempre a descobrir espécies novas (é só riqueza, que sorte de viver aqui...)



Pois é, parece que foi descoberto um "escaravelho predador, único no mundo", nas grutas da serra do Sicó. Fico contente por finalmente darem uso a algumas dessas grutas sem ser enchê-las de restos de lixo e de vasilhame ou como pensões de má fama.


Segundo os especialistas em bicheza,"é o primeiro escaravelho estafilinídeo cavernícola de Portugal continental, ao qual foi dado o nome científico Domene lusitanica, em alusão à sua restrita distribuição geográfica, confinada às partes profundas da serra do Sicó".


Que existiam parasitas que se arrastavam pelas partes profundas do Sicó, já eu sabia há algum tempo, que são cavernosos, também já desconfiava, que são predadores do alheio, disso não tinha dúvidas, que carecem de verdadeiros olhos, isso até um cego vê - agora que "este escaravelho tem a particularidade de não existir em nenhuma outra parte do mundo", isso é que me surpreendeu. Sempre pensei que este tipo de bichos arrastassem os seus cabedais mesquinhos por diversos países, e não apenas aqui nas redondezas. Parece que temos uma nova espécie, única no mundo. Mais uma razão para aparecermos nos jornais sem serem os fogos ou bancas de má fama nacionalizadas.


Não sei se o bicho come trevos de quatro pontas (nunca vi nenhum, excepto em folhetos de propaganda), ou se enche o bandulho com chícharos. Não sei se tem uma dieta rica em pó dos festivais ou se gosta de chá de parreira. Sei que, se apreciar papas e bolos, vai dar-se bem por estas bandas.