domingo, janeiro 10, 2010

Até o Troviscal!


Não estou habituado a concordar com o Socas, nem nunca pensei que o fizesse, a não ser que ele me dissesse: "quero-me pendurar com uma corda pelo pescoço numa azinheira em chamas enquanto um raio eléctrico me atinge", e eu diria "ok, help your self crazy mother foca, e leva saudades", mas desta vez vejo-me obrigado a dar-lhe toda a ração: a falta de investimento rodoviário no Pinhal Interior nos últimos 25 anos é um "escândalo".


Há muito tempo que sonhamos com o dia em que poderemos aceder ao resto do país em condições de normalidade, rapidez e segurança. Nunca vimos no IC3 a solução para todos os males mas apenas um bem público que poderá minimizar males maiores. Temo que quando estiver pronto (se chegar a estar pronto, porque eu só vendo, como o outro), aqueles que menos o utilizarão seremos nós, aqueles que resistimos a viver na nossa terra, até ao dia que tenhamos de emigrar, nem que seja cinquenta quilómetros.

Não ponho muita fé no IC3 para desencravar coisa nenhuma, mas aposto algumas fichas no Centro Empresarial de Ansião (sim, eles têm por lá uma coisa dessas) para permitir a emigração de alguns maçanenses por oito horas por dia, trazendo emprego e fixando pessoas.

Também receio que se nos cobrarem mais uns euros para podermos utilizar aquilo que é uma dívida de justiça com vinte e cinco anos de atraso, a maioria das pessoas vão optar por continuar a utilizar a velhinha 110, que sempre é de borla. Os outros, os que passam mas não ficam, é que se darão ao luxo de pagar para ter condições decentes de chegar a Tomar, Pombal ou Coimbra, e daí ao resto do país.

O Socas desta vez não prometeu emprego para ninguém, mas lembrou "os nomes de povoações servidas pela concessão agora adjudicada - Alvaiázere, Ansião, Pampilhosa da Serra, Oleiros, Sertã, Proença-a-Nova “e até o Troviscal” - defendendo que “é altura do País conhecer melhor estes nomes”.

Esperamos que Maçãs de Dona Maria também passe a fazer parte do mapa, e que o seu nome fique cada vez mais nos ouvidos de todos aqueles que atravessem estas belas terras (com ou sem pagar portagem para aceder aos nossos domínios).