sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Ponte das Cabeças encerra serviço nocturno

O Ministro das Obras Públicas afirmou hoje, em circunferência de imprensa, que vai ser realizado pelo LNEC (Laboratório Nacional da Estrada do Conhal) um estudo sobre a localização da nova Ponte do Conhal. De acordo com o Ministro, a ponte actual, mesmo remodelada, não assegura com fluidez a circulação do trânsito, nem está preparada para o fluxo de monovolumes com tracção dianteira quadrúpede - vulgos carros de bois - o que, para além de ser lamentável, é chato, uma vez que a viatura ministerial não pôde atravessar a ponte.
O MSM ficou a saber que a ponte terá três faixas em cada sentido e vice-versa, passagem prioritária para ancinhos em fora de mão e luzes psicanalíticas. Ainda não está decidido se serão cobradas portagens, mas o ministro assegurou que a sua utilização dependerá do pagamento de uma taxa moderadora.


O Ministro assegurou ainda que a ponte das Cabeças será encerrada a partir da meia-noite, uma vez que não se justifica estar aberta toda a noite, e que "quem tiver urgência em passar" pode sempre ir pela Arega, pelo Conhal, ou procurar um SAP (serviço de acessibilidade permanente) ou mesmo utilizar a CP (Caminhos do Pinhal). O Ministro justificou este encerramento com a contenção do défice público, e disse que quem não estiver satisfeito terá de "buscar alternativas credíveis a um preço acessível e sem custos para o utilizador (= desenmerdem-se).
Quanto à ponte da Várzea dos Amarelos, o Ministro demonstrou algumas dúvidas em encerrar a sua utilização nocturna, uma vez que "são muitos os javalis, minotauros, saguis, saca-rabos, porcos espinhos e elfos que utilizam aquela infra-estrutura", e "uma coisa é fechar serviços essenciais à população, outra é influenciar a vida dos bichinhos, tadinhos".