sexta-feira, novembro 09, 2007

Três anos de pressão de ar em punho

Estava eu a ver um filme porno quando subitamente me ocorreu que o MSM deveria estar a comemorar mais um aniversário. Já se (ar)rebenta em Maçãs há um certo e determinado tempo, o que começou como uma brincadeira tornou-se num blogue de qualidade superior indiscutível. Já aqui se discutiu de todo, desde o Coné até ao chicharo passando por temas mais quentes como o Armazém das Cinco Vilas, a Quinta da Boa Vista, a casa junto ao Cemitério Velho, a Praia Fluvial e o próprio Cemitério Velho. Coincidência ou não estes são temas dos quais ainda não se observa uma conclusão concreta apesar de serem buracos negros na história da Freguesia. Três anos de dissertações e dissecações acredito que tiveram um resultado positivo, os leitores começam a mostrar o seu agrado ou desagrado com o que se passa nas redondezas, começa-se a formar opinião em Maçãs e o que antes era só pensado agora é veementemente discutido. Enfim, começa-se a pensar em Maçãs de Dª Maria.

Os ares já mudaram desde que chegamos mas o vento continua a soprar para o mesmo lado, a realidade pára longe de nós, continuamos a não ter uma aposta forte em áreas que impliquem a criação de emprego, dificulta-se a habitabilidade aos jovens que vendo-se sem alternativas são obrigados a meter a mochila às costas. Calculo que jamais sairemos do marasmo, estamos longe de Leiria e Coimbra, está toda a gente a borrifar-se para um concelho que fica a léguas do litoral. Precisamos de alguém virado para este século, a era da banda larga como diria o Sócrates, uma época em que não é necessário estar nas grandes zonas urbanas para poder estar ligado ao mundo global, já há gente a apostar nisso nós continuamos voltados para as confecções. A era global não espera por nós e cada dia que perdemos irá ter consequências drásticas no nosso futuro, daqui a uns anos o interior profundo será ainda mais profundo e os que ainda não partiram podem querer que vão partir.

Com isto apenas tenho que mandar um cumprimento ao nobre povo da Faixa de Gaze e um balde de… pois, para o Al-Baiaz e a vós um obrigado por frequentarem esta formidável casa de amor.




Nota: O MSM foi convidado para uma festa de aniversário na casa da cultura, convite prontamente recusado pela gerência. Não gostamos de festas em casas da cultura, preferimos numa adega perto de si.