terça-feira, fevereiro 15, 2005

Na minha terra come-se feijão

Ora que titulo mais sugestivo… podia ser um artigo que descrevesse a categoria dos feijões e da sua cultura nos férteis solos Maçanenses mas não, vou escrever sim é sobre os Chicharos, essa amostra de tremoço com sabor a feijão que num lugar sombrio do planeta se come. O problema não é só come-lo, é sim impingi-lo à restante população mundial com direito a honras festivaleiras, no meio disto, ninguém se revolta, ninguém diz nada quando toda a gente sabe que o melhor num prato de chicharos é a carne ou as sardinhas dependendo dos gostos. Como em Maçãs nunca tivemos a mania do regresso ás origens porque nunca de lá chegamos a sair e curioso por saber o porque de quase ninguém ou ninguém (porque eu nunca vi) plantar ou semear tais organismos mutuantes saquei repentinamente o meu telemóvel do bolso e dei um toque à minha mãe para ela me ligar… assim que recebo a chamada e mesmo antes de a cumprimentar atirei a bomba: “Mãe, em Maçãs há alguém que semeie chicharos?” à qual recebi a resposta objectiva: “Houve quem semeia-se mas para que se temos feijão”. Agora e para que não digam que é só dizer mal e ninguém faz sugestões aqui vão as minhas:

Festival da sardinha a dividir por quatro

Festival da castanha com batata e couve cozida e febras

Festival das papas de couves com farinha de trigo

Se tinha de existir um festival em terras d’Alá então porque não o festival de tudo o que levasse azeite por cima. Afinal na bandeira da terra tem lá oliveiras, mas têm razão, ela como foi arrancada pelo pé agora só mesmo para assar as febras. Isto porque na minha terra come-se feijão…

Ahhh e os tremoços acompanham as minis…