quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Chícharos & outras bazófias

Rapaziada do Conhal:
parece que hoje o tema é o chícharo...
Deixem que vos diga : eu cá nunca comi, mas duvido que seja grande coisa. Já se me falarem em chicharro, aí a coisa é diferente. Aprecio um bom peixe do rio (trutas, bogas, achigã), e considero as zonas de Foz de Alge, Ribeira de Alge, Campelo e Pedrógão Grande ex-líbris do bem-comer nacional, infelizmente pouco potenciadas turIsticamente. Andam-nos a impingir feiras gastronómicas com tão bom que comer aqui perto. Só tenho pena que tais places não pertençam à Apple Nation, mas serão dos primeiros territórios a serem anexados (damos o Barqueiro à troca!) DE BORLA !
Quanto à suposta redenção do concelho pela mesa... Deixem que vos diga com franqueza : tais festas só enchem os pançudos do costume : os donos dos restaurantes. É certo que divulgam a terra, é verdade que fomentam o turismo, mas... e resultados ?
Começa a ser tempo de perguntar : QUAIS SÃO AS NOSSAS PRIORIDADES ? SIM , O QUE FALTA NESTE CONCELHO ? O que falta nesta terra que é NOSSA ?
Com o devido respeito - que é muito - pelas demais opiniões, creio que o que nos deve preocupar mais são as coisas essenciais, e não as coisas acessórias - essas virão por acréscimo !

Pergunta-se :

- Uma piscina descoberta, outa coberta, uma biblioteca, uma casa da cultura, um pavilhão em cada freguesia, um estádio municipal com relva artificial.
São coisas importantes ? São. Desporto e cultura são importantes.
São coisas essenciais, irrenunciáveis, indispensáveis ?
NÃO. Que interessa ao maçanense desempregado, ao alvaizerense inculto, ao almosterense endividado, etc - tudo isso ? Vai ser a água da piscina que lhe vai encher a banheira, depois ? Vai ser a biblioteca que o vai pôr em Coimbra em quinze minutos ? Vai ser a relva do estádio que lhe vai dar um salário mensal ?
NÃO.
Na minha opinião, há coisas essenciais que fazem falta neste concelho, a saber :

- O IC 3, já (há dez anos já era tarde).
- Acessos decentes a todas as sedes de freguesia (quanto tempo demora a chegar a Almoster, ou a Maçãs de Caminho ?)
- Uma zona industrial a sério, e não esses lotes que parecem quintais.
- Incentivos às empresas.
- Bolsas de estudo para os alunos mais carenciados.
- incentivos para loteamento e construção de moradias.

Depois disto, venham então a cultura, o desporto...
Enquanto andarmos a arrotar a chícharo e a assobiar para o lado, mais jovens do concelho terão de partir em busca de emprego em Coimbra ou Pombal, ou fundar empresas em concelhos limítrofes (Ansião oferece tudo), a comprar casas no Avelar...

Daqui a dez anos, o nosso concelho será uma bela estância de férias...
Onde todos poderemos dizer : que bom está este chícharo! E esta paisagem rural, bucólica, um espanto !

Cumps ao pessoal da Ribeira Velha.
Falei e disse.