quarta-feira, setembro 09, 2009

Os outros


Começou hoje (oficialmente) a campanha para as eleições legislativas. No próximo dia 27 de Setembro os maçanenses vão a votos (e os outros também).

Para além de escolherem quem vai ocupar lugar no Governo e na Assembleia da República, os maçanenses (e os outros) vão fazer as suas escolhas de futuro.

As legislativas, que tão pouco parecem significar para uma vila como Maçãs de Dona Maria, perdida na zona do Pinhal, assumem especial relevo a partir do momento em que entra na discussão a construção do IC3. Esta obra, que antes era apenas um Itinerário Complementar de importância fulcral para o futuro da zona entre Coimbra e Tomar, e um meio de ligação do Interior ao novo aeroporto, passa agora a ser jogada no tabuleiro político. Chamam-lhe "auto-estrada rosa" e discutem a utilidade de uma "terceira auto-estrada entre Lisboa e o Porto".

O que nenhum dos partidos - quer o que o promete fazer, quer o que o promete deixar na gaveta - parece preocupado em fazer é averiguar da verdadeira importância do IC3, e conhecer as aspirações e problemas da população que ele visa servir. Uma terra como a nossa vale poucos votos e de certeza que não vão ver a Manela nem o Socas pregar por estas paróquias. Estes e outros problemas devem fazer pensar os maçanenses (e os outros....)