sexta-feira, julho 07, 2006

Morte na estrada...



A informação (e contra-informação) sobre o futuro IC3 já é tanta, e o processo tão velho, que qualquer dia será necessário arranjar uma ala da Torre do Tombo só para os estudos prévios todos. Ou então, desocupar o Armazém das Cinco Vilas (tem-te não caias), e transformá-lo no "Museu do IC3", um museu único no mundo, pois em vez de falar do passado, fala do futuro, e de um sonho que nunca passou do papel.

Mas enfim. Desta vez, diz-se por aí que o último traçado proposto pelo Instituto de Estradas de Portugal prevê os seguintes nós de ligação na nossa zona: Senhora da Orada (concelho de Ferreira do Zêzere) e Almofala (concelho de Figueiró dos Vinhos).

O caso é o seguinte:

- Senhora da Orada? E porque não Freixo de Espada à Cinta?

- Almofala? Para quê, se o IC3 tem um nó de ligação a 500 metros, no Avelar?

Se querem acabar com o futuro desta zona, e matar o sonho de todos quantos vivem nesta terra, mais vale dizerem já. Façam uma lei a extinguir toda vida humana nos concelhos da zona, sempre poupam mais uns milhões de contos para gastarem na remodelação do Parque Mayer e noutras coisas indispensáveis para o futuro do país...

Até Outubro (data final para escolha do traçado definitivo, ao que parece), haverá muita movimentação, e parece que alguns concelhos (como Ferreira do Zêzere, por exemplo), se têm mexido bem, e puxado sardinhas, brasas e assador para o seu lado. Só falta mesmo passarem o IC3 pela Sertã, sempre fica mais em caminho...

A nossa zona precisa deste itinerário como de pão para a boca. Não será ele a cura milagrosa de todos os nossos males, mas, se não for construído com acessos dignos à nossa terra, poderá bem ser a nossa sentença de morte.

Se quiserem assiná-la, estejam à vontade, senhores governantes.

A estrada provoca muitas mortes, mas a falta dela também...