sexta-feira, junho 30, 2006

Enigma de fim-de-semana

Para não dizerem que estamos sempre a dizer mal da terra dos Chícharos (mas se quiserem dizer, é pá... digam), hoje decidimos fazer alguma publicidade gratuita. Não precisam de nos agradecer. Nós corremos * por gosto, por isso não nos cansamos...
Ora bem. Fim de semana do estilo "vá para fora, cá dentro", ou melhor, "vá para dentro, lá fora". Whatever.
Na página http://www.distritosdeportugal.com/alvaiazere.htm encontramos o seguinte texto:


"Pretendemos que ao visitar o Concelho de Alvaiázere possa encontrar-se com o povo deste belo Concelho".
(ah ganda povo! será que é nobre? Será que é valente e imortal? Será que os Morangos com açúcar ainda acabam neste milénio?)
Mas tergiverso. Voltando ao texto:

"Conheça desde a sua História, Património, Cultura, Gastronomia e Artesanato até às Actividades Económicas e Turísticas".
(O meu teclado não me permite pôr tantos pontos de interrogação seguidos, por isso vou pôr apenas um: História, Património, Cultura, Gastronomia e Artesanato até às Actividades Económicas e Turísticas?)
Voltando à carne de gado vacum submetida a baixas temperaturas. Depois disto, é-nos lançado o seguinte repto:
"Conheça Alvaiázere e as suas Freguesias e “vá para fora cá dentro”.

Eu cá por mim acho que quem devia ser "reptado"** era o autor deste texto. Mas enfim. Obrigadinho. Ficamos a saber o mesmo, élace. Surpreendente é mesmo a foto que acompanha este texto:

Ficámos um pouco surpreendidos ao ver esta foto. E começámos a pensar: ora bem, onde é que ela foi tirada? Embora a definição da imagem seja muito pouca, dá para perceber que se trata de um rio. Ora, que rio é este? Onde foto tirada esta foto?
Damo-vos quinze minutos para pensarem nisso.
(...)
O.K. A resposta é simples. Basta clicar no lado direito do rato, e escolher a instrução "guardar imagem como".
Ficam logo a saber a que concelho pertence esta idílica paisagem.
Não sei se o problema é a falta de conhecimento das pessoas que fazem estes sites, que supostamente nos devem ensinar alguma coisa sobre o país (afinal, querem que o conheçamos), ou se a pessoa que inseriu os dados é simplesmente analfabeta (reparem que as expressões "Ferreira do Zêzere" e "Alvaiázere" não são homófonas, e muito menos homógrafas. Resumindo:
É QUE NÃO TEM NADA A VER!
Bom fim-de-semana.
* (com vocês daqui para fora).
** Perceberam a piada? Repto / rapto? LOL