terça-feira, março 21, 2006

É só naturaleza...

Passamos a divulgar o interessantíssimo prospecto da Quer cus sobre a nossa zona, mais concretamente, um convite para passarmos um fim-de-semana a conhecer o sítio Natura 2000 - Sicó Alvaiázere.
E ainda há quem diga que estes ambientalistas são uns chatos que impedem o progresso...

A imagem está um pouco tremida, por isso passo a transcrever este belíssimo convite:







"Trata-se de uma área natural delimitada com 31 678 hectares, cuja altitude média ronda os 300 metros (mínima de 36 m e máxima de 618 m), muito rica em pedras, pedregulhos e calhaus, devido ao predomínio de calhaus nos quais se desenvolvem comunidades de calhaus. É também a zona de Portugal onde abundam os chícharos e os Quercus faginea ssp. não faças nem deixes fazer, comunidades rapinas com espécies otárias e uma rede de cavidades a não perturbar. Como testemunho da sua importância, o sítio inclui as mais importantes áreas contínuas sem acessos à auto-estrada nem a Itinerários complementares em Portugal, grande diversidade de fins do mundo sem acessibilidade mínimas, com substrato calcário - incluindo estradas de calçada - como habitats importantes para os reformados, charcos temporários de vinho tinto, florestas aluviais de aguardente Alnus glutinosa e desocupados Fraxinus angustifolia.

Visitar o Sítio Sicó-Alvaiázere
Actividade 1 Tipo: circuito de mini-bus 9 lugares Extensão: 50 quilómetros (tantos como a deslocação a Coimbra) Duração: parece uma vida inteira. Altitude : mínima 36 metros / máxima 618 metros. Número de semáforos a travar a viagem : 481. Pontos de interesse: Nenhum, a não ser que tenha interesse em tendências suicidas ou na contemplação de sinais de trânsito ou contagem de carros. Preços por pessoa: o atraso de duzentos anos em relação à civilização, a vontade de vender isto aos espanhóis. €Nº mínimo e máximo de pessoas: já foram muitas, agora os jovens fogem do concelho e só cá ficam os velhos e os mortos. Horário previsto: Mais dez anos e o concelho é anexado por alguém.
Notas: Realiza-se todo o ano de Segunda a Sexta, aos Sábados e Domingos, não é preciso marcação prévia, basta ter o azar de morar nesta terra. Telefone para sair daqui: 112".
Não precisam de se acotovelar, alfacinhas eco-amigos, para visitar este rico paraíso natural. Isto chama-se Natura 2000 porque daqui a 2000 anos continuará tudo igual... Não tenham pressa, nós vamos só esperar mais dez ou quinze anos para fugirmos e/ou morrermos e/ou desaparecermos todos daqui, e depois já podem visitar isto à vontade nos vossos fins-de-semana todo lá fora, cá dentro.
Ah, não estejam preocupados com o trânsito... AQUI NÃO HÁ!