segunda-feira, janeiro 09, 2006

Reflorestaquê????

No Verão passado a palavra mais dita nos noticiários foi incêndio, quase empatado com a Casa Pia, a segunda palavra foi reflorestação. Alguém a viu? Fico espantado quando vou na estrada para as Relvas ou para a Várzea e reparo ainda nos pinheiros e eucaliptos queimados à apontar para o ar como que pára-raios e lembro-me de ouvir falar acerca da deslocação de helicóptero de um ministro ou secretário de estado à zona de Maçãs e arredores proclamando a tão prometida reflorestação. Pois é, chegamos a Janeiro e a única coisa que parece que reflorestaram foram os fetos. Vivemos num país em que os governos insistem em não promulgar as promessas que fazem quando tem os ditos a arder como diz o povo. Os políticos do nosso tempo são muito hábeis de palavras creio que daqui por uns anos isso irá mudar pois as gerações do pós 25 de Abril herdaram todo um sentimento patriótico das gerações anteriores mas acrescentado de mais responsabilidade na gestão daquilo que, afinal, é de todos. Esperemos que esteja correcto.

Passada a quadra natalícia já posso dizer abertamente o que me vai na alma. Compreendo que a Câmara Municipal tenha agido com toda a boa vontade mas eu sinceramente não acho piada nenhuma ao cartaz espetado no Barro Branco em que a Câmara deseja a todos um feliz Natal e todas as tretas do costume. Se é a Câmara Municipal que deseja porque é que tem de ter uma foto da Igreja e do Coreto do planeta chicharo? Obrigado, mas também temos disso. Quando por lá passo lembro-me da minha professora de história e das invasões francesas e sorrindo imagino o dia em que os franceses fizeram da igreja um estábulo, a história tem coisas dos diabos. Olá se tem…
Cumps