Chícharos passam testemunho
Realizou-se na passada Sexta-feira no pavilhão dos chícharos a abertura oficial dos Jogos Olímpicos do Chícharo, uma organização da agremiação local Perdendo Seremos Derrotados, um evento desportivo que decorrerá até Outubro de 2005 e que culminará com a entrega de medalhas e troca de galhardetes.
Este evento desportivo visa permitir a manutenção dos índices de concorrência e competitividade locais, que por tradição são nulos, e se pretende sejam mantidos assim.
Os jogos iniciaram-se com uma prova de estafeta, como ilustra a imagem, com o decano dos corredores locais a entregar o testemunho a um jovem desconhecido, símbolo da esperança no futuro da modalidade. Como se depreende da imagem, os restantes presentes manifestaram pouco interesse na modalidade. O Jornal MSM conseguiu recolher alguns testemunhos, como um de um desportista que nos confidenciou : " isto hoje em dia já não se respeita a camisola, só querem é dinheiro, no meu tempo corria-se por causas. Vou mas é ali beber um copo de três, que parece que tá incluído no preço, olá se vou!", e contestando também a abertura dos Jogos do Chícharo a desportistas forasteiros : "qualquer dia aceitam inscrições de estrangeiros, e temos isto aqui empestado de quer-frôs e afins".
Noutro ponto do pavilhão decorria animado baile. Alguns dos dançarinos mostraram pouca fé no futuro da modalidade, referindo que "não importa se tens capacidade física e mental, se queres trabalhar e vencer, interessa é que o treinador goste de ti e te ponha a jogar". E quanto aos adeptos?
- "o adepto paga quotas uma vez de quatro em quatro anos, e o resto é conversa" - segredou-nos esta adepta, que disse ainda estar a pensar em "desistir da modalidade em Outubro próximo" pois "cada vez o estágio é mais cansativo. Treinas de manhã à noite, mostras serviço, e depois o treinador e os olheiros apresentam um reforço qualquer e tu, que és jogador da cantera, és posto no banco de suplentes".
Como diziam os romanos, "Sic transit gloria chichara", ou, em maçanense, "assim vão as glórias dos chícharos"...