domingo, junho 12, 2005

Jardins Proibidos

Nem imaginam o gozo que me daria escrever unicamente bem do que se faz em Maçãs, mas como sempre há atitudes tomadas por sei lá quem que me entristecem o espírito. Lembro-me de um dia de escola particularmente especial, mais precisamente um “dia da árvore” em que na nossa escola primária se fez o que julgo que todas as escolas fizeram nesse dia da árvore: Plantar uma árvore. Não era uma árvore qualquer! Era a nossa árvore. Todos os dias fazia-mos observações pormenorizadas do desenvolvimento da mesma, conjecturando a sua altura. Era uma árvore especial que mesmo agora me obrigava a olhar para ela sempre que para lá passasse, mas não era a única. Recordo a nespereira onde me pendurava de cabeça para baixo, a macieira que estava encostada ao muro de separação e porque não o marmeleiro que tantas munições nos produziu para as nossas batalhas campais, afinal a vida de estudante primário não é fácil… Pois é, desapareceu tudo. Porquê? Não sei. Não consigo perceber porque motivo desapareceram os jardins das escolas primárias, será que a sua sombra prejudicava??? Quando surgirão novas sombras? Em tempos de sol resta ás crianças brincar nos pátios traseiros ou então quem não levar protector solar para a escola leva falta de material. Fica á consideração…