domingo, abril 17, 2005

Desígnio Maçanense

Se há coisa que eu compreendo é que todas a pessoas tem dias maus, mas dentro do grupo dessas pessoas há as que abusam. Ao ler um comentário anónimo que diz e cito: “Os Maçanenses são todos uns frustrados porque não são sede de concelho”, entristeço-me ao saber que no mundo alguém seja voluntariamente enganado e ainda por cima entenda que tem direito a poder contagiar o resto do mundo com a sua ignorância cobarde. Primeiro, nós nunca tivemos vontade de ser sede de concelho e que eu saiba isso nunca foi escrito por nós. Maçãs é simplesmente grande de mais para ser uma sede de concelho, estamo-nos “nas tintas” para o que acha a população de Alvaiázere e arredores pelo simples motivo de este blog não ser direccionado para vós, logo, nem direito de resposta deveriam de ter, deveriam sim ser contagiados com um vírus qualquer que cause diarreia. Segundo, nunca publicamos aqui a quantidade de minis ou copos de vinho que bebemos nem as vezes que corremos para a casa de banho quanto mais no orgulho que temos disso. O que escrevemos é sobre o que nos dá prazer, e a água da Fonte do Pereiro também o dá, temos orgulho sim do que se faz nesta terra e de quem o faz porque os Maçanenses (modéstia aparte) são enormes. Aqui há vida, aqui as pessoas convivem, aqui dizemos o que nos vai na alma e ao domingo se sairmos vemos automóveis na rua e pessoas a passear… Logo, para os mais enganados, Maçãs não é grande porque nós o dizemos, é grande porque já o era e continua a ser. E demarcamo-nos do resto pela indiferença que damos a banalidades quotidianas sem interesse por isso somos a maior freguesia e quanto a mim a mais sociologicamente evoluída. Não tivesse a sede de concelho a escola básica e secundária e queria ver o movimento existente na vila durante grande parte do ano.
Maçãs não serve para sede de concelho. Maçãs é uma nação. Maçãs é um mundo aparte. Quanto a quem nos maltrata sem razão óbvia só tenho de demonstrar a minha frustração por deus permitir que tais aberrações (que não têm forma humana) caminhem no mesmo mundo que nós e nasçam com dedos e língua para zurrar.
Por vezes o melhor contributo que se pode dar a uma conversa é o silencio e, infelizmente essa é uma virtude que nem todos tem.
Cumps