sexta-feira, fevereiro 11, 2005

NO CURRAL DO BURRO HÁ LEITÃO

Esta é a frase ligada a um dos locais mais emblematicos da nossa nação, visitado por varias gerações de maçanenses, e que a inevitavel evolução dos tempos transformou num belo jardim e num edificio para o qual ainda nao descobriram utilidade.
Num destes dias tive o privilégio de conversar pela primeira vez com o Homem (merece o H grande) que foi dono deste estabelecimento durante 55 anos, revelando, no alto dos seus 91 anos(!), uma lucidez e alegria contagiantes e partilhando certas curiosidades e historias que marcaram a vida de muitos maçanenses.
A fantastica sopa do domingo de manha, logo pelas 7 horas, que era o pequeno almoço de muitos, tal como a extraordinaria aguardente que levava homens a chorarem para beberem mais e os maravilhosos petiscos de sabado á tarde, sao apenas fundamentos para considerarmos aquele notavel espaço patrimonio do Mundo que é Maças de D. Maria.
Falou-me também do tempo em que na festa anual da nossa nação se vendiam mais de 700 fogaças, onde as pessoas vinham sem ligar a artistas e conjuntos da treta pimba, um bairrismo puro em que quem fazia mal a um fazia mal a todos os maçanenses e etc e etc.
Um verdadeiro livro de memorias que muito honra a nossa bela terra e que so traz responsabilidades a todos os jovens maçanenses para o respeito pelo legado que nos deixam todos os mais velhos e para a preservaçao da nossa cultura maçanense.
Um bem haja, caro Tóino