Cemitério Antigo: Monumento ou Ruína???
Caros Amigos!
Subindo o Ramal, chegando ao pé da rotunda, deparamo-nos com duas construções que no mínimo (a meu ver) mancham a imagem de Maças, A casa do Agostinho que nunca deixou de ser um projecto de esboço mal feito, e o cemitério velho.
Quanto ao primeiro, se é verdade que aquilo facilmente se manda ao chão, também é verdade que já se encontra naquele estado a uma porrada de anos, sendo a sua utilidade apenas requisitada para o pessoal ver o rally e o extinto Motocross na festa do Sr dos Aflitos.
Quanto ao cemitério velho, meus amigos isto é a minha opinião:
Aquilo não tá ali a fazer nada!!! Rigorosamente nada. Porquê??
As recordações que eu tenho desse dito cujo, é de entrar lá dentro quando era puto para ver os ossos das jazidas que, pura e simplesmente estavam aos olhos de qualquer um! E de certo que toda gente se recorda que o cemitério era frequentemente vandalizado, e de que é que muitas pessoas iam para lá fazer. Ora muito bem, face a tudo isto o que é que sucede.
A Junta de Freguesia propõe que no local do cemitério se construa um parque de merendas, e uma escadaria que daria uma vista fenomenal há Igreja, sendo todas as jazidas que ainda se encontravam intactas recuperadas e instaladas no novo cemitério, assim como todas as ossadas, tudo dentro das normas. Houve referendo e tudo, a malta queria o Jardim!!! Até que chegam os maus, as revoluções da maria da fonte, o IPPAR, e a malta que pensa que Maçãs é uma casa de férias. Resultado, o cemitério é considerado monumento de interesse nacional pelo IPPAR, e o projecto proposto pela Junta refutado.
Ora vamos lá ver uma coisa. Se o cemitério-velho é um monumento de interese nacional, é melhor declara-lo a todo o tipo de ruínas que tenham uma pedra com mais de 100 anos, sim porque o que o cemitério velho ganhou ao subir de categoria, foi ganhar um cadeado. Além disso se não é a Junta de Freguesia, que não tem responsabilidade nenhuma, a roçar as silvas, teriamos um perfeito monumento ás silvas, o que é engraçado para um Monumento classificado pelo IPPAR, que lá continua abandonado.
Será que as pessoas que pensam que não se deveria mexer no cemitério para não ferir a memória dos falecidos, pensam nas condições em que eles estão sepultados? E será que algum dia será possivel fazer alguam coisa "daquilo"?
Gostaria que se discutisse este assunto, e conto com vocês.
Abraço
É verdade, o que ganhou Maçãs com isso??? NADA
