sexta-feira, novembro 03, 2006

Canalhices


Caríssimos:
embora já tenhamos publicado, por várias vezes, o nosso estatuto editorial, existem sempre aquelas almas mais esquecidas, que pretendem fazer deste blog uma coisa que ele nunca foi.
Este blog não se pretende apropriar do nome da nossa terra para, a coberto de um suposto maçanismo, atacar pessoas ou injuriar entidades.
Se outros preferem ir por esse caminho, a opção é sua, e a responsabilidade também.
O anonimato, quando exercido de tal forma, é instrumento da mais vil cobardia, que não nos merece comentários, mas apenas compaixão.
Este blog não serve para alimentar ódios de estimação. Todos nós temos o direito de não gostar de determinadas pessoas, de criticar certas atitudes, de repudiar determinados comportamentos. Agora, servirmo-nos do suposto "amor à nossa terra", ou utilizar o nome do nosso chão pátrio para caluniar, injuriar ou difamar - tenham paciência, mas isso não faremos.
Este blog não é de propaganda política. Nunca foi, nem nunca será. Aliás, os membros deste blog nem sequer têm partido, e as suas opções ou ideias políticas ficaram sempre de fora do blog. Quando se assume a frontalidade de importunar os outros com a nossa opinião, ao invés de a guardarmos para nós, devemos ter cautela na forma como a demonstramos.
Pergunta-se: quantos diriam, de peito aberto, as coisas que por aí se dizem, se tivessem de, do mesmo passo que abrem as goelas, destapar a face, e denunciar a sua identidade?
Se calhar a valentia esmorecia, a coragem desaparecia, e nunca mais havia rasto de tais personagens...
A liberdade de opinião e de expressão é coisa sagrada. Mas o direito ao bom nome também. A nossa liberdade não pode ser utilizada de tal forma que contenda com a dos outros. Se não, quando apelidamos uma pessoa de tirana, de déspota, estamos apenas a tornar-nos iguais a ela.
A internet aproxima as pessoas, por muito que digam que apenas evita o convívio social. Na internet as pessoas comunicam em tempo real, e é bem verdade que, hoje, a informação está em toda a parte...
Agora, devemos ter cuidado quando nos servimos do anonimato para criticar, não ideias, não projectos, não opções - mas sim pessoas, famílias ou instituições. Quando o quiserem fazer, façam-no de cara lavada, e assinem com o nome que os vossos pais vos deram. Não venham é pedir-nos que sejamos cúmplices de atitudes canalhas, cobardes e mesquinhas, porque esse não é o propósito do MSM, nem essa é a EDUCAÇÃO QUE OS NOSSOS PAIS NOS DERAM.
Viva Maçãs de D. Maria, viva o MSM.





(Viva).